Conheça os 5 golpes que feriram mortalmente Alagoas
   19 de março de 2013   │     14:13  │  16

1) No final da década de 1960, a transferência da sede da Petrobras para Aracaju.

2) No começo da década 1980, a traição de maus alagoanos contrários ao Pólo Cloroquímico – o que favoreceu o Rio Grande do Sul, na disputa.

3) Em meados da década de 1990, o documento oficial atestando que Maceió não precisava de um Hospital Geral.

4) Também em meados da década de 1990, a paralisação das obras do Canal do Sertão que tinham sido iniciadas no governo Geraldo Bulhões.

5) Na década de 2000, a perda da termelétrica para Pernambuco e com o detalhe: Pernambuco não produz gás; o gás que move a termelétrica pernambucana é de Alagoas.

No final da década de 1960 o senador sergipano Lourival Batista conseguiu tirar a sede da Petrobras de Maceió e levá-la para Aracaju.

Para compensar – diziam – Alagoas teria a Salgema Indústrias Químicas, que seria “a redenção do estado”.

Mas, talvez fosse se não houvesse os traidores. Em 1981 eu estava com o então governador Guilherme Palmeira numa audiência com o ministro da Indústria e Comércio, Camilo Pena. O Guilherme foi pedir autorização para a planta de PVC e MVC.

O então secretário de Planejamento, Evilásio Soriano, fez uma explanação convincente e o ministro era simpático à ideia, mas abriu a gaveta do birô e disse para o Guilherme:

Governador! Se disserem que eu entreguei isso eu nego. Eu digo que tiraram do meu gabinete. Mas leia, por favor.

Sabe o que era?

Era um relatório produzido e assinado por um grupo de alagoanos traidores, que se rotulavam de “ambientalistas”, pedindo para o governo federal vetar o projeto de Alagoas “porque o polo cloroquímico alagoano tinha sido construído em cima de um mangue”.

Além de alagoanos covardes e traidores, esses “ambientalistas” são mentirosos.

Não houve mais como argumentar e a planta de PVC e MVC foi aprovada para o Rio Grande do Sul, graças a essa “ação patrióticas” desses alagoanos covardes, porque a proposta que o próprio governo federal já tinha aprovado era dividir a produção: metade para Alagoas e metade para o Rio Grande do Sul.

E ficou tudo para o Rio Grande do Sul e nada para Alagoas.

Aí vem o Hospital Geral do Estado, que seria o maior do Nordeste, montado pelo medico e ex-ministro da Saúde, Adib Jatene.

Você recusaria um hospital montado pelo médico Adib Jatene com equipamentos de última geração adquiridos na Alemanha?

Pois recusaram. O documento recusando o Hospital Geral do Estado está arquivado no Ministério da Saúde para espanto do atual ministro, Alexandre Padilha, e os que lhe antecederam porque nenhum acredita no que está escrito.

E o que está escrito é: “Maceió não necessita de um Hospital Geral”.

Agora pasmem! Sabe por que recusaram o Hospital Geral? Porque foi um projeto pessoal do então presidente Fernando Collor, que exigiu ser o HGE alagoano “o maior do Nordeste”. E seria.

E tem mais: em 1995 paralisaram a obra de construção do Canal do Sertão e o motivo foi ciúme e inveja. A obra foi uma decisão do então governador Geraldo Bulhões, que ficaria então na história.

A paralisação atrasou o cronograma e encareceu a obra. Um desserviço ao Estado em nome da inveja e do ciúme político.

Na década de 2000 Alagoas perdeu a termelétrica para Pernambuco, que não produz gás – logo, a termelétrica deveria ter sido implantada em Alagoas.

Como compensação, eles alardearam a UPGN, uma sigla de nome pomposo, que significa Unidade de Processamento de Gás Natural, mas na realidade não passa de uma bomba para encher botijão de gás.

Gente! Alagoas possui a maior reserva de gás natural dissociado do petróleo, do país. São 2 milhões de metros cúbicos por dia!

Mas, quem sabe, a hoje presidente Dilma Rousseff tem razão. Em 2002 eu participei de um Seminário sobre Energia, em Salvador, e a então secretária de Minas e Energia do Rio Grande do Sul, Dilma Rousseff, foi uma das palestrantes e falou sobre termelétricas.

No intervalo para o lanche eu me aproximei dela e depois de me identificar como jornalista da GAZETA DE ALAGOAS, disse que Alagoas produzia 2 milhões de metros cúbicos de gás natural, dissociado de petróleo, por dia.

A então secretária gaúcha Dilma Rousseff, com aquele seu jeito peculiar, olhou para mim e respondeu:

Se o seu estado produz isso mesmo o que você está me dizendo e não tem uma termelétrica, me desculpe, mas é um estado de otários!

É, quem sou eu para dizer que a presidente Dilma não tem razão…

COMENTÁRIOS
16

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Paulo MCZ

    Quem são os “maus alagoanos”?
    Esqueceu do acordo dos usineiros, Bob?
    Me desculpe, mas seu post está muito tedencioso.

  2. Cláudio Marques

    Caro Bob, esta senhora Luciana, é uma daquelas que ficam na sombra do bico e no conforto da plumagem do alto Tucanato.. Portanto, a palavra dela não é isenta e não vale!!!

    Mas, já que ela fala em atualização, então, vamos atualizar a agenda:
    Em apenas 06 anos, o atual governo quase duplicou a nossa dívida. E já existe a certeza de que no final do mandato nós ficaremos com a nossa dívida duplicada!!! Pergunta: O que este governo fez com tanto dinheiro? Foi na DesEducação, cujo resultado do Ideb, evasão escolar e ano letivo suspenso dispensam comentários; Na doença, melhor, Saúde, que está em situação calamitosa e de terror dentro dos hospitais públicos ou na InSegurança Pública, onde se devolve dinheiro da União, por absoluta incompetência dos gestores de fazerem projetos e, lógico, na pele, cada dia temos um ente sofrendo a violência em que este governo e o Tiririca da SDS dizem que está tudo sob controle. A única certeza que temos é de que tudo que foi feito desmontar e sucatear o setor público, nessas áreas, foi em caráter de emergência, com dispensa de licitação. E aí, bom. CALA A BOCA BATISTA!!!!kkkkkkkk O povo que se exploda e vote mais uma vêz no homem que diz que Alagoas tem pressa.

  3. Thiago Vilanova

    É, primo, quando a verdade vem à tona e está do lado da (sua) situação, não convém divulgar, né? Eu entendo, eu entendo. Só não entendo você querer ser o bastião da verdade. Continuo dizendo: olha o acordo dos usineiros,

  4. ALAGOANO

    UMA COISA FICA CLARA : AQUI EM ALAGOAS AS HISTÓRIAS SÃO MAL CONTADAS E ESCLARECIDAS, O POVO PRECISA SABER O QUE REALMENTE SE PASSA , POIS OS POLÍTICOS PAGAM CARO A MÍDIA PARA VENDER SEU PRODUTO “PARAGUAIO” (FALSO) O POVO ALAGOANO VIVE DE TAL FORMA, QUE SE PERGUNTAR QUANTOS SENADORES, QUANTOS DEP. ESTADUAIS E FEDERAIS SÃO , O POVO NÃO SABE, O QUANTO CADA UM GANHA O POVO TAMBÉM NÃO VAI SABER E AÍ ETC E TAL … POODE? ENTÃO AMIGOS; TEMOS QUE ESCLARECER BOB , VOCÊ QUE ESTÁ ABRINDO ESSE LEQUE DE INFORMAÇÃO . TERÁ OPORTUNIDADE DE FICAR NA HISTÓRIA SIM , PQ JAMAIS ALGUÉM QUE TEM CONHECIMENTO DE CAUSA E QUE PRESENCIOU FATOS DIVULGOU TAIS FEITOS, ENTÃO MEU CARO BOB SERÁS LEMBRADO NÃO COMO CONSPIRADOR , MAIS COMO UM MARTE. E DIGO: ALAGOAS PRECISA DE HOMENS ASSIM.

  5. Roberto Villanova Post author

    Prezado Vitor: Cubatão, em São Paulo; Camaçari, na Bahia; Suape, em Pernambuco, são pólos industriais urbanos, e este último verdadeiramente numa área de mangue. Aliás, o desmatamento em Suape tangeu o tubarão para Boa Viagem, porque a água doce mais próxima fica no Pina. Mas eu não me referi ao Salgema e sim ao pólo de Marechal Deodoro, que está num platô a 500 metros acima do mangue. No relatório dos traidores alagoanos eles disseram que o polo estava no mangue e é mentira ou não é? Obrigado pela participação.

    1. Victor

      Olha só, eu estou falando de Pólos cloroquímicos, que lidam com vapores tóxicos como no caso do gás cloro. Não adianta postar distritos industriais pra tentar montar uma resposta.

      Em relação ao pólo de Marechal, não há mangue nenhum no local e a distância em relação à áreas urbanas é bem-vinda.

      Vc acha correto replicar os erros alheios? Ainda bem que o IBAMA foi firme em relação ao EISA, colocando-o em uma área a muito tempo sem manguezais.

  6. Victor

    Mas o ”salgema” está construindo em uma área imprória. Me diga, Villanova, quantos polos cloroquímicos vc conhece em área urbana e ainda por cima de restinga. Aguardo ansiosamente a sua resposta.

  7. Alagoano 1

    O problema de Alagoas é justamente esse, políticos desqualificados e despreparados. Temos tudo para ser um grande Estado, mas o que pesa são esses lesa pátria. Verdadeiros traidores.

  8. Camargo

    É triste saber que o povo está sofrendo tanto simplesmente porque um grupo de políticos egoístas vetaram a criação de um hospital que iria ajudar tantas pessoas que precisam de atendimento médico. Ainda bem que o Senador Collor não desanima diante dos obstáculos e hoje novamente ele está firme e forte lutando pela retomada do HGE.

  9. Benedito Alves

    Amigo, se na reunião com o Ministro o então governador Guilherme Palmeira juntamento com vcs olharam o documento assinado pelos maus alagoanos, porque até hoje vocês da imprensa não divulgam os nomes dos pilantras. (maus alagoanos), Com relação ao canal do sertão o Collor como presidente ignorou o projeto e não liberou nenhuma verba, será que o Collor está no meio destes maus alagoanos.

  10. luciana sarmento

    Sr. Bob, por que não escreve agora,uma matéria muito mais atual,que é o estaleiro EISA,que está sendo sabotado,pelos mesmos alagoanos,políticos principalmente,que é uma coisa que está em jogo, e ainda pode ser salva,e o que o Sr. está se referindo,são águas passadas,tome essa luta prá si e não permita que o Sr. venha a adicionar,daqui a mais algum tempo, nos seus artigos.

    1. marcos

      Mas é no que dá políticos que só pensam em estar no poder executivo para ganhar eleição comprando voto e apoios políticos, acontece issso com uma população que só olha o real que entra na hora, e esquece a qualidade de vida que poderia dar para os seus passa por essas coisas espero que vejam o que os facistas que estão no executivo estão fazendo mais uma vez vamos salvar o nosso estado da falência espulsando esses maus gestores que ai está em nossa Alagoas, melhor tarde do que ser omisso para sempre. Acho que vc estar certo sr. jornalista, mas por favor tenha realmente esse cuidado de mostrar e cobrar uma Alagoas melhor é só ver PE, SE, PB,RN, e outros como estão indo. FORA esse FACISTA.

Comments are closed.