Collor tenta retomar Hospital Geral do Estado, na Via Expressa
   18 de março de 2013   │     17:33  │  16

A pedido do senador Fernando Collor, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, determinou uma inspeção no prédio construído para ser o Hospital Geral do Estado, na Via Expressa, e que hoje serve à Justiça Federal e funciona com capacidade ociosa.

O prédio foi construído quando Collor foi presidente da República, mas nunca funcionou; e pior: em 1996, o governo do Estado encaminhou um documento ao Ministério da Saúde atestando que Maceió não precisava de Hospital Geral.

Em conversa com o blogueiro, o senador Collor explicou que determinou que o prédio do HGE fosse o mais moderno e que servisse de referência para o Nordeste.

“Poucas pessoas sabem disso, mas o projeto do Hospital Geral do Estado foi do então ministro da Saúde Adib Jatene. Eu pedi ao ministro para fazer e acompanhar o projeto. O ministro Jatene foi à Alemanha e aos Estados Unidos para comprar os equipamentos, que eram todos de primeira geração, mas, infelizmente, alguém informou que Alagoas não precisava de hospital geral, o que é um absurdo” – explicou Collor.

Ocioso, o prédio que seria para o HGE acabou sendo entregue à Justiça Federal. O senador Collor conversou com vários juízes federais e disse que eles mesmos ( os juízes ) admitem que a estrutura física está muito além do que a Justiça Federal necessita.

– “Continua com estruturas ociosas, porque eu mandei construir um prédio para um hospital que deveria ser referência no Nordeste. É muito grande. Para você ter ideia, são três acessos de emergência. E tudo isto não funcionou porque alguém informou que Alagoas não precisava de hospital geral”, sustentou.

Caso a inspeção que o ministro da Saúde determinou conclua pela viabilidade da atualização do prédio, o senador Fernando Collor estima que será feita uma reforma dentro de 1 ano. Em compensação, a Justiça Federal ganhará um outro prédio compatível com a sua estrutura.

Gente! Se foi um crime quando informaram que Alagoas não precisava de Hospital Geral, outro crime pode acontecer se não houver apoio à ideia de retomar o prédio. Na quarta-feira, 20, o senador Collor estará com o ministro da Saúde acompanhando os médicos alagoanos e novamente vai tratar da retomada do prédio do HGE.

COMENTÁRIOS
16

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Neto

    VOCÊS ESTÃO ESQUECENDO QUE A OBRA DO HGE NAO FOI CONCLUIDA POR DESVIO DE VERBAS DO ENTAO SECRETARIO DE SAUDE, EMILIO SILVA E ANTONIO HOLLANDA???? O HGE SÓ EXISTIU ATE O ESQUELETO…

  2. laerson messias

    nem todos. pofém, por uns trocadinhos, muitas pessoas, se é que tinham, perdem o caráter. lastimo tal decisão do bob, mas a vida tem dessas coisas. certa vez, um politico me pediu para que eu falasse do sub-mundo da repartição da qual trabalhei e, no ato, pedi para sair. nem todos são assim. por um punhados de anos, fui jornalista. nunca me vendi. era polêmico, com certeza. por aqui, só não passei em jornal que não pagava. abraços.

  3. Alagoano 1

    Estamos juntos! Tenho que confessar uma coisa, acredito que o melhor nome para governador hoje em Alagoas chama-se Fernanco Collor de Mello. Como esse cara foi injustiçado, tenho a ligeira impressão que ele iria fazer uma administração retumbante para mostrar ao Brasil a sua capacidade. Mas… é preciso combinar com os russos.

  4. Mari Mendes

    Tomara que desta vez as autoridades escute o Collor e não deixe abandonado o HGE por mais tempo, as pessoas estão sofrendo demais naquele hospital

  5. Alberto

    Em 1996 o governador era Divaldo Suruagy e o secretário de saúde era José Wanderley. Se é mesmo um ‘crime’, que os criminosos sejam responsabilizados, ainda que com a indicação de seus nomes para a população.

    Qual o temor em dar nome aos bois?

  6. Caique

    Que bom que o Collor está empenhado em trazer melhorias para a saúde de Alagoas. Se depender do governador, a saúde vai continuar essa vergonha e mais pessoas passarão por grande dificuldades.

  7. Aldo

    Fernando Araujo, não se trata de collorir ou descollorir, essa notícia há muito tempo queria ler. Quem entra nas dependências desse prédio, como eu já entrei, fica desnorteado de tão grande que é. A Justiça Federal não precisa de instalações tão faraônicas, é vergonhoso pois Maceió precisa, urgentemente, de um HOSPITAL GERAL pois a cidade tá crescendo, faz tempo. Não fale bobagens.

  8. Leitor

    O blefe é gigante: Na eleição de 2010, foi anunciado a construção de uma ponte sobre a Lagoa Mundau, de Fernão Velho ao Trapiche (no valor de R$ 300 milhões); Há cerca de 1 ano foi anunciado R$ 2 milhões para retirada das – linguas negras – “atendendo o trade turístico”, e agora essa do hospital! Precisamos de ações efetivas e não de blefes!

  9. James Amorim

    A ideia da retomada do prédio é excelente. Mas essa história de que disseram que o Estado não precisava de hospital é conversa fiada. Ele não concluiu por piliticagem que age contra os interesses da população. O resto é resto.

  10. Sylvio De Bonis Almeida Simões

    Embora não seja a favor do Senador em muitas coisas, nesta estou plenamente ao seu lado. o Estado carece!

  11. Sylvio De Bonis Almeida Simões

    Embora não seja a favor do Senador em muitas coisa, nesta estou plenamente ao seu lado. O estado carece!

  12. fernandoantoniodearaujocosta

    vou comentar de novo…apesar de ter a certeza que nao teras a coragem de publicar…o velho robertovillanova do extinto jorna de alagoas…grande editor…boa caneta…hoje eh renanzista,collorido,lullista,malufista…que vergonha

  13. fernandoantoniodearaujocosta

    quem diria..o robertovilanova do extinto jornal de alagoas…colloriu…que merda cara…

  14. junior

    boa sorte senador estou torcendo para que dé certo sua luta por nós alagoano,HGE na via expressa seria muito bom menos engarrafamento a parte baixa da capital não esta mais suportando o fluxo de veiculo agora digo se vc já fez um socorro durante o dia para o HGE no trapiche vc sabe como é complicado.

Comments are closed.